JESUS É SENHOR!

O DISCIPULADO COMO FERRAMENTA DE EVANGELIZAÇÃO

photo-1480185660311-81671f39489c.jpg
A Comunidade Evangélica do Reino de Deus, preza pelo ensino das escrituras, usando sempre a referência dos originais em grego e hebraico, para que seus discípulos tenham pleno conhecimento da bíblia, tanto para evangelizar com mais propriedade quanto para terem uma vida de mais intimidade com Deus, através do conhecimento.
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” 
Mateus 28:19,20

Tal maturidade é impulsionada pelo conhecimento das Escrituras, a qual deve ser a guia infalível do discipulado cristão. O discipulado evita o analfabetismo da Palavra de Deus no meio da Igreja: quando a Palavra é ensinada aos discípulos de Jesus, estes deixam a ignorância quanto ao que é correto aos olhos de Deus. Discípulos bem alimentados da Palavra encontram-se menos suscetíveis aos enganos do inimigo e a uma fé fraca.
Esta atitude é notável na vida do apóstolo Paulo.  Em 1 Coríntios 11.1 ele faz um convite muito ousado: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo”. Paulo desejava transmitir aquilo que ele já tinha alcançado em Cristo, convidando a Igreja de Corinto a imitá-lo em suas atitudes assim como ele imitara a Cristo. Tamanha é esta responsabilidade, e por isso, o discipulador deve estar com sua vida equilibrada para que possa transmitir exemplo de vida ao discípulo.
O discipulado foi o método usado por Jesus Cristo para iniciar a sua Igreja, processo o qual se mostrou eficaz pelo fato desta alcançar vários lugares do mundo. Jesus deu o exemplo do discipulado multiplicativo, sendo que a própria história de sua Igreja comprovou o seu processo exponencial de expansão do seu Reino. Em todo o seu ministério na terra, teve como base a estratégia de multiplicar homens que viriam a imitá-lo na forma de viver, fazendo novos discípulos que fariam o mesmo.

Antes de sua ascensão aos céus, Jesus encontrou-se com seus discípulos em momentos pontuais. A Bíblia relata que quase a totalidade das suas últimas palavras, ainda na terra, expressaram o desejo de que seu Evangelho alcançasse pessoas no mundo todo.
Em Marcos 16:15 Jesus deixa a ordem aos seus apóstolos para que pregassem o Evangelho por todo o mundo.
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”

Estes textos revelam que muito além de simplesmente espalhar uma mensagem, Jesus desejava alcançar o mundo através do processo chamado discipulado, onde os alcançados tomariam conhecimento de seu Evangelho, seriam salvos e conduzidos a uma nova vida, ao seu padrão.

Ainda, relativo às palavras expressas por Jesus nestes versículos, destaca-se o fato de os termos façam e preguem se encontrarem no imperativo, o que por sua vez indica que o Mestre não coloca o discipulado como uma condicional, mas sim como uma obrigação, uma ordem irrevogável, explicita aos discípulos genuínos. Considera-se assim, que Jesus não deseja que os seus discípulos se acomodem, mas façam discípulos em todo tempo, em todo lugar.

O discipulado, quando executado na Igreja, produz discípulos maduros e centralizados em Cristo, que se deixam ser orientados pela Palavra do Senhor. Sendo assim, o discipulado gera uma Igreja madura, que tem em mente suas responsabilidades de serviço no Reino.

Sendo assim, é necessário que os discípulos de Cristo estejam continuamente crescendo em maturidade e o discipulado será um instrumento de grande valor para que isso esteja se consolidando continuamente. Assim como uma árvore cresce porque há vida nela, o discípulo deve crescer em maturidade, pois há vida de Cristo nele.

Além disso algo de grande valor no acompanhamento do novo discípulo de Cristo é o testemunho cristão do discipulador. As experiências já vividas por este serão de grande valor para o recém-convertido, pode-se entender que todo discípulo de Jesus deve transmitir aos novos convertidos aquilo que ele mesmo alcançou em Cristo, ou seja, já experimentou e aplicou a sua vida.

E por tudo isso, a Comunidade Evangélica do Reino de Deus valoriza e incentiva o discipulado de todos os seus membros!!
plugins premium WordPress