Nosso aprendizado não deve se limitar apenas aos cultos dominicais, pois precisamos entender cada vez mais e de maneira mais aprofundada aquilo que Deus nos deixou.
Os ensinos bíblicos são imprescindíveis para o homem e de valor inestimável. Os livros da bíblia foram escritos segundo a própria sabedoria divina, inspirados pelo Espírito Santo de Deus, como vemos em 2 Pedro 1:21. “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”
O propósito de estudar a Bíblia, é que as Sagradas Escrituras podem:
1) Levar-nos á Fé salvadora em Cristo Jesus (2 Timóteo 3.15).
“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” Fé é crer no SENHOR Jesus Cristo como único salvador de nossas vidas, crer nos seus ensinamentos e na vida eterna alcançada devido a obediência dos mesmos. O homem em si é limitado, assim como Tomé que mesmo aprendendo com Jesus só acreditou quando viu as marcas nas mãos dEle, as vezes necessitamos ver para crer. Com isso quando lemos na bíblia sobre cura de enfermos, demônios sendo expulsos, pessoas sendo ressuscitadas, principalmente no inicio da nossa caminhada cristã, por mais que acreditemos no que está escrito, temos a tendência de duvidar, porém conforme vamos aprendendo e vendo coisas como essas acontecendo, vamos dando mais credito a palavra, e isso só é possível com a leitura constante, e o estudo, assim nossa Fé vai cada vez mais se edificando até chegar ao ponto onde nada pode nos abalar, como foi a Pedro, Tiago, João, Paulo e outros discípulos e apóstolos de Jesus Cristo.
2) Nos guiar nas nossas decisões (2 Timóteo 3.16,17).
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”
Na Bíblia temos dezenas de exemplos de vida, onde podemos enxergar aqueles que tinham um coração voltados para Deus, como o exemplo de Davi que apesar dos seus erros tinha um coração que agradava ao Senhor, pois ao invés de arrumar desculpas, ele reconhecia seus erros, se arrependia e enfrentava as consequências dos seus atos. Ele foi exemplo de humildade como nos relata em 1 Samuel 16:14-23:
“E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor. Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta; Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor. Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo. Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele. E Saul enviou mensageiros a Jessé, dizendo: Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas. Então tomou Jessé um jumento carregado de pão, e um odre de vinho, e um cabrito, e enviou-os a Saul pela mão de Davi, seu filho. Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas. Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos. E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.” Nesse ponto da história, Davi já tinha sido ungido como o próximo rei de Israel, mesmo assim quando o rei Saul precisou dele, ele estava pronto para servir, respeitando a autoridade do rei Saul.
Davi também nos dá um exemplo de coragem e uma fé inabalável, onde na peleja contra os filisteus ele se colocou a disposição para enfrentar o gigante Golias, não olhando para o seu tamanho, mas para o tamanho da força do nosso Deus, descendo ao vale e vencendo o gigante soldado filisteu.
“E os israelitas e filisteus se puseram em ordem, fileira contra fileira. E Davi deixou a carga que trouxera na mão do guarda da bagagem, e correu à batalha; e, chegando, perguntou a seus irmãos se estavam bem. E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu. Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente. E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha, e fará livre a casa de seu pai em Israel. Então falou Davi aos homens que estavam com ele, dizendo: Que farão àquele homem, que ferir a este filisteu, e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo? E o povo lhe tornou a falar conforme àquela palavra dizendo: Assim farão ao homem que o ferir. E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?”
1 Samuel 17:21-29
“E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu. Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade. Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo.” 1 Samuel 17:32-37 “Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado. Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.” 1 Samuel 17:43-51
Através das histórias, podemos nos deparar com situações semelhantes ao nosso dia-a-dia que nos ajudam a guiar nossas ações, para que possamos vencer cada dificuldade.
Temos também o caso de Jó, homem integro e reto segundo Deus relata a satanás em Jó 1.8 “E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.”, mesmo assim padeceu enfermidades, perdeu sua família e dinheiro por provação de Deus. Seu sofrimento, seus momentos de dúvidas e incertezas, todas as fraquezas de um ser humano foram relatadas ali, e nos mostram que apesar de tudo isso, se ao final do dia permanecermos fiéis a Deus, o SENHOR irá restituir tudo o que nos foi tirado, assim como na vida de Jó em que o Senhor restituiu tudo em dobro do que tinha perdido.
E o maior de todos os exemplos, foi o nosso SENHOR Jesus Cristo, onde nos ensinou o amor ao próximo, a humildade, obediência aos propósitos de Deus e mostrando que somos capazes de vencer as lutas, calúnias, humilhações e afrontas deste mundo com a nossa fé em Deus.